Classes de resistência do concreto – FCK e MPa


FCK e MPa

Com a evolução da tecnologia no ramo da construção civil, foram criadas diferentes características de composição do concreto com diversidade de resistência. A resistência do concreto é estabelecida pelo FCK, um cálculo que está diretamente ligado à durabilidade, economia e segurança de uma estrutura de concreto e é medido em MPa (Mega Pascal).

O que são e como são definidos o FCK e o MPa? 

FCK e MPa são siglas comumente utilizadas na engenharia civil, principalmente quando falamos em concreto. O FCK é uma sigla inglesa que significa Feature Compression Know, adaptada para o português, indica a Resistência Característica do Concreto à Compressão. O MPa é a unidade de medida de pressão do sistema internacional utilizada para exprimir os valores do FCK. 

Como a estrutura de concreto é calculada?

O cálculo de uma estrutura de concreto é baseada no tamanho do projeto arquitetônico da obra e em variáveis. A resistência do concreto que será utilizado, ou FCK, é obtida através de um cálculo simples que tem como base as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A unidade do FCK é o MPa, sendo que 1 MPa equivale a 10,1972 kgf/cm². 

O FCK é um elemento de cálculo estrutural que mede a resistência mínima a que um concreto deve atender diante de uma análise estatística para garantir a estabilidade de uma estrutura.  

Para que essa resistência seja atingida, é preciso realizar uma dosagem para uma determinada margem, só assim o concreto passa pelo teste de qualidade. 

A importância de se conhecer a resistência do concreto

Para garantir a segurança da obra, é fundamental que o concreto atinja a resistência mínima estipulada dentro do projeto. 

Com o cálculo estrutural correto do FCK realizado pelo engenheiro responsável, é possível obter as especificações do projeto. Já que a estrutura é submetida a um carregamento de peso, o FCK baixo apresenta um risco grande de apresentar trincas e fissuras, correndo o risco de ruir por não suportar o peso da construção e, consequentemente, comprometer a segurança da obra.

Como é feita a prova de teste da resistência do concreto?

Para executar o teste, são feitos moldes chamados de “corpos de prova”, que consistem em peças de concreto em formato cilíndrico, que são desmoldados após 24 horas de secagem e deixados em cura por 28 dias.

 
Moldes para o teste de resistência do concreto


Corpos de prova para o teste de resistência do concreto

Após o período de cura, o teste de resistência do concreto pode ser feito. O corpo de prova é colocado sobre uma prensa e a máquina de testes aumenta a carga gradualmente, simulando gravidade, movimento e peso, fazendo com que a peça de concreto sofra pressões e testando assim sua resistência.

A Engemix atende a todas as normas de segurança exigidas, fornecendo resistência e qualidade no concreto para as obras atendidas.