Concreto reciclado: Processo, vantagens e desvantagens


Concreto reciclado

Com o avanço da construção civil, aumenta também o volume de resíduos descartados por ela. Algumas empresas já se atentaram para que o descarte de seus entulhos ocorra de forma sustentável e responsável, mas ainda não é o suficiente. A partir dessa necessidade, foi criada a reciclagem de concreto. 

De acordo com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), esse tipo serviço é de responsabilidade dos Municípios e do Distrito Federal, para que ocorra um plano integrado de gerenciamento de resíduos descartados pela construção civil. 

Mesmo com atenção a isso, no Brasil, existem técnicas de reciclagem há mais de 22 anos, mas, ainda assim, só 5% do entulho é reciclado de forma correta. 

Como funciona – Processo 

Assim que o material é agrupado e recolhido, pedaços abaixo de 130 cm são quebrados e triturados por técnicas de demolição em centrais de reciclagem, incluindo bolas de demolição e britadeiras. Esse material é transformado em uma espécie de mistura grossa de areia. Em seguida, é iniciada a etapa de reutilização desse concreto reciclado. Para que isso ocorra, ele é misturado ao agregado de concreto virgem, que pode posteriormente ser utilizado para trabalhos no canteiro de obra.

Quais as vantagens? 

Menor impacto ambiental: essa é a vantagem mais destacada no concreto reciclado. Seu processo de reciclagem gera a diminuição da poluição gerada pelos entulhos, evitando consequências negativas, como enchentes e assoreamento de rios e córregos. 

Sustentabilidade: redução de resíduos gerados, pois posteriormente é reutilizado como um novo material, ou seja, pode ser aproveitado de diversas maneiras. 

Acessibilidade: além da sustentabilidade, ele também é de fácil acesso. Podendo ser produzido até mesmo em canteiro de obra a partir de qualquer tipo de concreto, ou seja, dá para ser encontrado de maneira facilitada.

Resistência: geralmente o concreto reciclado é utilizado para substituir o concreto virgem, principalmente em pavimentação, além disso ele pode ser aplicado em outros elementos. O processo de reciclagem o leva a ser mais forte e leve que o concreto virgem. 

Economia: há redução nos custos de produção decorrentes da retirada de resíduos e economia da matéria-prima com preço até 30% menor que os demais. Você tem a chance de ter um material similar ao original, com custo inferior e com redução no impacto ambiental. 

Quando e onde pode ser utilizado?

O concreto reciclado tem sido muito utilizado em aterros de inertes, em concretos estruturais, pavimentação, confecção de argamassas e preenchimento de vazios e valas. 

Em alguns casos, vem sendo mais utilizado que o concreto tradicional, pois a sua elasticidade pode ser superior ao concreto convencional. Há estudos que indicam que o uso de até 25% de concreto reciclado pode ser feito sem interferir nas propriedades. 

Por todas as vantagens citadas acima, o concreto reciclado é muito procurado para contribuir para uma obra sustentável, diferenciando-se de outros tipos de materiais na construção civil. 

A Engemix conta com profissionais experientes e capacitados, garantindo obras seguras e variedade de concretos.