A importância da cura do concreto para sua obra


cura do concreto

A cura do concreto é um procedimento que tem como objetivo retardar a evaporação da água empregada na preparação da mistura, nas primeiras idades do concreto, permitindo assim a completa hidratação do cimento, aumentando o ganho de resistência e minimizando manifestações patológicas nas estruturas de concreto.

O procedimento de cura normalmente ocorre saturando a superfície do concreto com água minimizando a saída de água por evaporação, entretanto o mesmo também pode ser realizado com uso de aditivos químicos e uso de agentes internos.

Este é um procedimento realizado durante as primeiras idades após o endurecimento da estrutura de concreto, podendo ser realizada diversas técnicas de cura dependendo da situação.

É fundamental adequar a técnica de cura ao tipo de estrutura, condições ambientais que a obra está inserida, umidade relativa do ambiente, temperatura média, velocidade do vento e as características do traço de concreto utilizado, visando a maior otimização e efetividade do processo.

A ausência de processo de cura pode trazer consequências graves ao acabamento do concreto, como as fissuras de retração por secagem entre outras manifestações patológicas oriundas da evaporação em excesso da água de mistura, nas primeiras idades do concreto endurecido.

Por quanto tempo devo curar o concreto?

A recomendação normativa e que a cura do concreto seja feita pelo menos por 7 dias, estendendo-se a até 14 dias para traços de concreto com uso de cimentos CPIII e CPIV (Cimentos com maior adição e consequente ganho de resistência mais lento). Esses prazos são validos para uma obra inserida em um local com uma temperatura média acima de 10ºC, essa é a condição mais comum para grande parte do Brasil na maioria do ano.

Para estruturas de concreto de superfície aparente como pisos e lajes, a NBR 14.931/2004, determina que a cura deve ocorrer até que o concreto usinado alcance a resistência à compressão (FCK) igual ou superior a 15MPa. Em alguns pisos industriais, onde a resistência à abrasão superficial é fundamental, o concreto tem que curar durante 21 dias. O mesmo período precisa ser respeitado em estruturas expostas a ambientes agressivos como zonas industriais ou zona marítima.

Qual melhor técnica de cura do concreto para minha obra?

Baseado nas informações disponíveis na obra é necessário avaliar a melhor técnica de cura. Entre as mais comuns estão a cura com molhagem constante; cura via aspersão, irrigação ou alagamento; química; a vapor; térmica; e com agentes internos.

A cura com molhagem constante é a mais utilizada nos canteiros de obras do Brasil. Sendo importante que a peça de concreto esteja permanentemente em contato com a água e não de maneira intermitente. Logo é fundamental o emprego de técnicas para manter a estrutura em contato constante com a água nas primeiras idades.

Em obras que não possuem restrições no canteiro, para a execução de pisos ou lajes é recomendado a cura via aspersão. Nessa técnica, sistemas de ar-comprimido são responsáveis por manter uma névoa próxima à peça de concreto, onde é ideal que ocorra o alagamento da peça visando manter a estrutura sempre saturada com água.

No processo de cura química a aplicação de produto normalmente é realizada por aspersão na superfície do concreto. A substância química tem a função de impedir a evaporação da água e pode ser fabricada a partir de WAX, ceras, parafinas, PVA, acrílicos, estirenos, entre outros elementos. Normalmente essa alternativa é indicada em situações que é fácil a aplicação das substâncias químicas.

Existe também o processo de cura a vapor, não muito usual atualmente em estruturas convencionais do mercado imobiliário. Esse processo ocorre com aplicação de vapor d’água em ambiente com umidade relativa de 100% e temperatura controlada acima do ambiente – até o máximo de 70º C. Esse procedimento não é muito aconselhável quando se deseja resistência elevada a abrasão ou durabilidade da superfície.

cura térmica é bastante empregada em peças pré-moldadas. O procedimento demora horas e não deve ser realizado se o produto precisar de resistência elevada à abrasão ou alta durabilidade de sua superfície.

Também é possível utilizar aditivos no traço do concreto que auxiliem no processo de cura. Essa alternativa exige cuidados no desenvolvimento do traço do concreto para evitar potenciais problemas de desempenho do concreto.

Independente da técnica empregada, é importante estar atento as condições mencionadas, e realizar sempre a cura das estruturas de concreto com a melhor eficiência visando o melhor desempenho possível das estruturas.

Engemix tem a experiência necessária para entregar o melhor concreto para sua obra.