Concretagem de sucesso: os principais passos e sua importância


concretagem

A concretagem é uma etapa extremamente importante durante qualquer obra de concreto. Todo o processo que envolve as fases de criação das peças de concreto de uma obra faz parte da concretagem, desde transporte, lançamento, adensamento, cura até a secagem do concreto.  

Uma boa execução da concretagem é determinante para evitar o aparecimento de problemas futuros sérios, como fissuras, trincas e, em casos piores, até o desabamento da estrutura. Visualizamos então a concretagem como a última etapa da construção de elementos estruturais em uma obra. Essa fase precisa ser checada pelo engenheiro ou técnico responsável da obra, garantindo a qualidade das atividades executadas e a segurança do serviço, para que seja realizado de forma eficaz. 

Qual a importância de uma concretagem bem feita?

Uma concretagem bem feita garante sucesso das etapas, desde a entrega no prazo planejado até a resistência final do concreto, pois, caso o concreto não atinja a resistência necessária, corre-se o risco de haver muitos problemas, como a inviabilidade da estrutura em que foi construída, gerando prejuízo, riscos de atrasos e a paralisação da obra. 

Aí está a importância dos conhecimentos técnicos dos profissionais responsáveis pela obra,  com o passo a passo para uma concretagem de sucesso de acordo com a necessidade do projeto. Falaremos mais do passo a passo e as etapas da concretagem. 

Quais são as etapas da concretagem? (Passo a passo)?

Etapa 1: Transporte

O sistema de transporte permite o lançamento nas fôrmas com a intenção de evitar depósitos intermediários ou transferência de algum equipamento. A duração do transporte deve ser a menor possível para reduzir o trabalho no decorrer da obra. 

Etapa 2: Lançamento

Geralmente é realizado pelo próprio equipamento de transporte. O concreto preparado na obra, deve ser lançado logo após o amassamento, não ultrapassando o intervalo de 1 hora após o preparo. 

Etapa 3: Adensamento

Esta etapa consiste em retirar os espaços vazios do concreto, diminuindo a porosidade, aumentando a resistência do concreto, com a função também de acomodar o concreto na forma para tornar as superfícies mais lisas e planas.  

Etapa 4: Nivelamento

O nivelamento também é chamado de sarrafeamento e geralmente é realizado em lajes e vigas. Para que esta etapa dê certo, é importante que a forma da laje esteja nivelada, facilitando o posicionamento correto das mestras e maior nivelamento das lajes. 

Etapa 5: Acabamento superficial

Nesta etapa  proporciona-se uma textura à laje, variando de acordo com o padrão desejado dentro do projeto. 

Etapa 6: Cura

Aqui é envolvido um conjunto de medidas cuja finalidade é evitar a evaporação prematura da água necessária para hidratar o cimento. Consiste em realizar o controle de tempo, temperatura e condições de umidade após o lançamento do concreto nas formas. 

Este processo se faz importante, pois garante a resistência desejada na estrutura, evitando fissuras. O processo é iniciado assim que a superfície tenha resistência à ação da água, e o concreto deve estar saturado com água, até que os espaços ocupados sejam inteirados por produtos de hidratação do cimento.  

Tecnologia aliada à concretagem

Para a eficácia e finalização da concretagem no projeto, a tecnologia pode ser utilizada por construtoras, engenheiros e gestores envolvidos no ramo da construção civil, para gerenciar as etapas, desde a elaboração do projeto até a rastreabilidade da concretagem.

A forma como se fazia antes por empresas e profissionais, apenas com papéis e pranchetas, tem um risco maior de erros e atrasos na atualização de informações para o funcionamento da obra. 

As plataformas on-line auxiliam na organização de informações em tempo real, com gerenciamento e colaboração da equipe da gestão do projeto, sendo de extrema importância a organização e boa gestão para o sucesso do empreendimento. 

No App Engemix Online, você acompanha seus pedidos de qualquer lugar do Brasil. O app conta com funcionalidades como localização exata dos caminhões-betoneira em tempo real, o volume de concreto programado para os próximos dias e o que já foi realizado, facilitando o planejamento e a gestão, não importando o tamanho da sua obra, e cronograma de entrega até a chegada a sua obra.