Concreto Armado: entenda o que é, sua composição e suas vantagens
30 de maio de 2022Concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas de barras de aço em seu interior, juntamente com o concreto, que tem como objetivo aumentar a resistência da edificação.
Essas armações são necessárias para atender à baixa resistência do concreto aos esforços de tração, e são indispensáveis para peças como vigas e lajes.
Essa estrutura é feita por engenheiros especializados, chamados de calculistas, pois o dimensionamento precisa ser calculado com exatidão, seguindo as normas vigentes dos órgãos reguladores.
Esses profissionais determinam a resistência que o concreto tem que ter, o espaçamento entre as barras de aço e o tamanho de todas as peças que serão utilizadas no projeto, como:
- lajes;
- edificações;
- pilares;
- obras de saneamento;
- estação de tratamento de água;
- sistemas de esgotos;
- barragens;
- usinas hidrelétricas;
- prédios;
- pontes;
- viadutos;
- edificações;
- obras de saneamento;
- estação de tratamento de água;
- sistemas de esgotos;
- barragens;
- usinas hidrelétricas;
- prédios;
- pontes;
- viadutos;
- vigas.
Composição do concreto armado
Antes de entendermos a composição do concreto armado, é interessante compreendermos qual é a composição do concreto.
Trata-se de uma mistura de cimento, água, pedra e areia. O cimento ao ser hidratado com a água, se transforma em uma pasta aglomerante, gerando uma boa aderência para os fragmentos agregados (pedra e areia).
Já a composição do concreto armado é constituída por dois materiais, aço e concreto. A intenção da união dos materiais é juntar a resistência do concreto aos esforços de compressão do aço, auxiliando na força da tração.
Vantagens do concreto armado
Resistência: ele se torna muito mais resistente que outros materiais, devido a sua compressão e estrutura, também pode aguentar muito mais desgastes mecânicos como choques e vibrações.
Custo baixo: a matéria-prima utilizada se torna muito mais acessível se comparada a outros sistemas de construção.
Agilidade na obra: a entrega da obra pode ficar pronta muito mais rápido, devido ao manuseio das ferramentas ser simples e o material ser fácil de achar.
Durabilidade: além de a estrutura ser forte por conter barras de aço, tem uma boa resistência a desgastes do tempo e do fogo, por exemplo.
Desvantagens do concreto armado
Sustentabilidade: uma estrutura de concreto armado gera muitos resíduos e lixos de construção. Além disso, utiliza muitos recursos naturais e gera resíduos que impactam o meio ambiente.
Demolição: devido a essa alta resistência, a demolição se torna muito trabalhosa, podendo ter um alto custo.
Manutenção de concreto armado
Como dissemos anteriormente, a durabilidade do concreto armado é alta e dura em torno de 100 anos.
Para garantir a durabilidade das estruturas de concreto armado durante a execução de seu projeto é importante que o concreto possua especificações técnicas e que seja dosado da forma correta, obedecendo aos parâmetros de resistência mecânica.
Exemplos de casas de concreto armado
Cada vez mais a estrutura do concreto armado é utilizada. Se você tem dúvidas sobre a escolha do melhor concreto, a Engemix pode te ajudar.