Quais os tipos de concreto mais utilizados na obra


tipos-de-concreto

O concreto é um tema que está cada vez mais associado a tecnologia, o que tem ocasionado uma crescente, em relação a variedade de tipos de concreto.

Antes de falarmos sobre os tipos de concreto, vale ressaltar a classificação primária do que é concreto usinado e concreto “virado em obra”.

Concreto Virado em Obra: 

É uma mistura de cimento, areia, brita, água e pouco ou nenhum aditivo. Utilizado para obras comuns de residências e majoritariamente de pequeno porte.

Todo procedimento de dosagem e mistura é feita in loco com equipamentos mais simples.

Concreto Usinado (bombeável): 

É um concreto convencional, porém com maior fluidez (proporcionada pelo uso de aditivos e redução do tamanho dos agregados) para permitir que seja bombeado e lançado a grandes alturas e distâncias. Indicado para concretagem de estruturas de edifícios altos ou locais de difícil acesso.

O concreto virado em obra fica limitado ao tipo convencional, seja ele armado, estrutural ou não, enquanto o usinado tem um desdobramento mais amplo.

Sobre os outros tipos de concreto, algumas recomendações são importantes para saber quando utilizar cada um deles.

Concreto Estrutural:

Quando o concreto é preparado para atender solicitações de resistência maiores, geralmente fundações, pilares, vigas e lajes.

Concreto Não-Estrutural:

Quando o concreto não tem a função de atender resistências mínimas, chamado de concreto magro.

Concreto Armado: 

Combinação do concreto convencional com a incorporação de barras de armadura de aço para a compensação e aumento da resistência à tração e à flexão. Utilizado em praticamente todas as estruturas de concreto.

Concreto protendido: 

Parecido com o concreto armado, mas as barras de aço são submetidas a uma pré-tensão antes da concretagem. Indicado para estruturas de grandes vãos, como lajes e vigas de edifícios, galpões industriais, viadutos e pontes.

Concreto de alta resistência: 

Possui os mesmos componentes do concreto convencional, porém sua dosagem é mais elaborada, garantindo o maior fechamento dos poros internos e, consequente, a diminuição da quantidade de água e o aumento da resistência.

Permite a execução de estruturas mais esbeltas, aumentando, por exemplo, a área de garagem em edifícios.

Concreto projetado: 

O concreto é bombeado e projetado a altas velocidades, formando um spray para recobrir superfícies como taludes de estradas e reforçar túneis.

Concreto rolado: 

Aplicado em pisos de estacionamentos e pavimentação de rodovias, é compactado por rolos.

Concreto Auto-Adensável: 

Produzido de forma a apresentar alta fluidez, sem que ocorra segregação, permitindo uma aplicação mais fácil e rápida (o concreto escoa sozinho para preencher as formas). Pode ser utilizado em estruturas convencionais e paredes de concreto.

O concreto é um dos itens na construção que mais se modificou e melhorou no decorrer dos últimos tempos graças à tecnologia.

A otimização deste material, tal como os cálculos para uma utilização assertiva, colaboram decisivamente nos custos gerais de uma obra, nas suas dimensões e no encurtamento do tempo para entregá-la.

Por fim, é importante ressaltar que a escolha do melhor concreto para sua obra vai ser determinada pelo cálculo e dimensionamento realizado por um profissional habilitado.

É possível também determinar o fck do concreto baseado na classe de agressividade onde a obra será feita (Referência Normativa NBR 12655).

Engemix tem a experiência necessária para entregar o melhor concreto para sua obra.