Qual é o melhor concreto para minha obra?
24 de setembro de 2021Para responder à pergunta sobre qual é o melhor concreto para sua obra precisamos observar alguns pontos importantes tanto sobre o concreto quanto sobre a sua obra. Quem vive em cidades pequenas onde é muito comum a construção familiar de casas já deve ter ouvido a expressão “bater a laje”.
É um verdadeiro evento onde família e amigos se reúnem, normalmente aos sábados, para fazer o concreto na obra, colocar na laje e depois de muito tempo e trabalho comer uma bela refeição.
Mas quem já “bateu uma laje” sabe o tanto de tempo e trabalho que esse evento traz. Além disso, com o preço cada vez mais acessível do concreto usinado, trazer esse trabalho todo para os amigos já não faz mais sentido.
Existem vários tipos de concreto usinado, mas fazer a escolha não é difícil. É muito importante lembrar que o concreto usinado possui uma qualidade muito superior ao concreto virado em obra. Isso acontece porque os materiais (areia, pedra, cimento) são muito controlados na usina.
Além disso o sistema de pesagem é informatizado e quantidade de materiais é muito precisa. Não dá para comparar com o concreto feito na própria obra que, quando muito bem-feito, é dosado em baldes e pás. O concreto usinado, por outro lado, além das vantagens já informadas, possui a garantia da resistência contratada (vamos falar da resistência mais adiante).
Concreto usinado X Concreto virado em obra
Agora que falamos sobre as vantagens do concreto usinado em relação ao concreto virado em obra, vamos falar um pouco mais sobre o concreto, quais são os tipos, e qual é o melhor concreto para sua obra. Os tipos de concreto existentes são sempre relacionados para a melhor aplicação desse concreto. Por exemplo, existem concretos para serem aplicados dentro da água, existem concretos feitos para serem transportados por uma distância muito longa (até por helicóptero) e assim por diante. Mas a maior parte dos concretos usinados são para aplicação comum, em obras residenciais, e esses, conforme vamos ver adiante, possuem requisitos bem mais simples, basicamente três, conforme vamos explicar.
Requisitos para a aplicação do concreto usinado
O primeiro requisito necessário para pedir um concreto usinado é a resistência a compressão desse concreto, também conhecido como fck. A resistência é o parâmetro que indica o quão “forte” é esse concreto. A resistência do concreto estrutural pode ser de 20MPa até mais de 100MPa. Usualmente a resistência de obras residenciais de até 3 pavimentos fica em torno de 20MPa a 25MPa. É muito importante que o engenheiro responsável pela obra seja consultado para indicar qual é a resistência do projeto.
O segundo requisito está relacionado com o tamanho máximo da brita (pedra) utilizada para produzir o concreto. Essa condição existe porque o diâmetro dessa pedra precisa ser menor que os espaços deixados pela ferragem dentro da forma. Mas esse requisito é muito simples, pois usualmente existem apenas dois tamanhos de brita disponíveis nos produtores de concreto usinado que são a brita 1 (mais grossa com dimensão usual de 19mm) e a brita 0 (ou pedrisco, mais fina, com dimensão usual de 9,5mm). Normalmente obras residenciais preferem o uso de brita 0, pois as dimensões das estruturas são menores.
O último parâmetro para você entender qual é o melhor concreto para sua obra é a fluidez do concreto. Esse parâmetro é conhecido como “slump”, que é medido em centímetros através de um ensaio. É importante saber que esse é um número que usualmente vai de 5cm a 25cm. Quanto maior o número, mais fluido é o concreto. Esse parâmetro é o que vai trazer maior ou menor facilidade para o lançamento e aplicação do concreto nas estruturas. Quanto maior o slump, mais “levinho” é o concreto para aplicar. Mas é importante lembrar que concretos muito fluidos não são bons para aplicar em rampas ou escadas, por exemplo. Usualmente a faixa de aplicação para obras residenciais é entre 16cm e 22cm (160mm e 220mm).
Um ponto adicional que também importante ter em mente sobre o concreto está relacionado ao acabamento e o uso em garagens. Se o acabamento for polido (acabamento feito por máquinas conhecidas como bailarina) essa informação deve ser dita no pedido de concreto, pois algumas mudanças no concreto precisam ser feitas.
Mas afinal, qual o melhor concreto para sua obra?
Agora que sabemos os principais requisitos do concreto podemos responder qual é o melhor tipo de concreto para sua obra. A resposta é simples: é aquele que tenha a resistência adequada para sua obra, cujo tamanho das pedras seja compatível com as dimensões da sua estrutura e que tenha a fluidez necessária para a sua aplicação.
Sem dúvidas quem pode garantir todos esses requisitos é o concreto usinado, pois possui controle de qualidade dos materiais, é pesado da forma correta e tem garantia de resistência.
Entre em contato conosco e veja que vale a pena comprar o concreto usinado.