Slump Test: Abatimento de tronco de cone


slump test

Quando falamos de construção civil é de grande importância lembrarmos do controle tecnológico realizado nas obras. Ele que será o responsável pela validação e aceitação do produto contratado pelo cliente e fornecido pela concreteira. Hoje falaremos do ensaio de abatimento de tronco de cone ou popularmente conhecido como slump test.        

Para que serve o Slump Test?

O slump test é responsável por avaliar a consistência do concreto no estado fresco, tendo em vista o atendimento da trabalhabilidade na aplicação, bombeamento, a fim de evitar grandes problemas como falhas na concretagem (“bicheiras”) e entupimento de tubulações. Além disso, a falta do controle de consistência pode acarretar perdas no desempenho no estado endurecido do produto, por exemplo, a baixa resistência.

Cada obra ou etapa da construção pode conter variações na trabalhabilidade ou abatimento, solicitados pelo cliente para atendimento, isto porque com a medida em que os pavimentos evoluem para maiores alturas o bombeamento do concreto ficará mais difícil. O problema pode ser solucionado fornecendo um produto mais fluído, além das indicações de projeto visando uma melhor penetração do concreto na armadura, facilitando o adensamento.

A NBR 8953:2015 classifica os concretos com relação a trabalhabilidade, medida pelo ensaio de abatimento (slump test), em cinco classes:

ClasseAbatimento (mm)Aplicações típicas
S1010 ≤ A < 50Concreto extrusado, vibroprensado ou centrifugado
S5050 ≤ A < 100Alguns tipos de pavimentos e elementos de fundações
S100100 ≤ A < 160Elementos estruturais, com lançamento convencional do concreto
S160160 ≤ A < 220Elementos estruturais, com lançamento bombeado do concreto
S220≥ 220Elementos estruturais esbeltos ou com alta densidade de armaduras

Qual aparelhagem para realização do ensaio?

A norma do slump test NBR NM 67:1998 cita quais são os materiais serem utilizados na hora ensaio, sendo eles:

  • Molde – O molde deve conter o formato de um cone e ser de metal, contendo as seguintes dimensões:          
    • Diâmetro da base inferior: 200 mm ± 2 mm;
    • Diâmetro da base superior: 100 mm ± 2 mm;
    • Altura: 300 mm ± 2 mm
  • Haste de compactação – Deve ser de seção circular, reta, feita de aço com diâmetro de 16 mm e comprimento de 600 mm com extremidades arredondadas.
  • Placa base – Para apoio do molde, deve ser metálica, plana, quadrada ou retangular, com lados de dimensão não inferior a 500 mm e espessura igual ou superior a 3 mm.

Como é feito o Slump Test?

Conforme norma do slump test NBR NM 67:1998, temos o passo a passo conforme a seguir:

  1. Umedecer o molde e a placa base:
    • O operador ao iniciar o preenchimento do molde, deve posicionar os pés sobre as aletas, para que possa manter o cone estável.
  2. Iniciar o preenchimento do molde, dividido em 3 (três) camadas. Cada camada deve conter 1/3 (um terço) de altura do molde compactado;
  3. Compactar cada camada com 25 (vinte e cinco) golpes da haste. Distribuir os golpes sobre a seção de cada camada. Para compactação da camada anterior, necessário inclinar um pouco a haste e efetuar ao menos metade dos golpes em forma espiral até o centro:
    • Realizar o procedimento até preencher totalmente a parte superior do molde, não podendo ter falta de concreto na superfície do cone.
  4. Antes de realizar o desmolde, a placa base deve ser limpa.
  5. O desmolde deve ser realizado de 5 a 10 segundos, com movimento constante para cima, sem que o concreto seja submetido a movimentos de torções laterais.
  6. Todo o procedimento de execução do ensaio slump test, deve ser realizado sem interrupções e completar-se em 150 segundos.
  7. Após a conclusão do procedimento, deve ser medido o abatimento do concreto imediatamente, sendo a diferença de altura entre o eixo do corpo-de-prova e a altura do cone.

Slump errado, o que pode ocasionar?

Além de garantir a melhor trabalhabilidade, o slump correto visa evitar grandes problemas como as famosas bicheiras e nicho de concretagem, evitando problemas de performance do concreto no estado endurecido. Isso é devido a resistência das peças concretadas ser afetada negativamente, pois a presença de vazios implica na redução da área útil reduzindo assim a tensão admissível por elas.

Engemix tem a experiência necessária para entregar o melhor concreto para sua obra.